segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Isso está me cheirando a...

Gastronomie!* por imapix.

Memória olfativa é o termo usado pelos sapientes cientistas e estudiosos para definir aquelas lembranças detonadas por um cheiro. Eu sei, parece estranho, mas pense comigo: quando você sente cheiro de massinha ou giz de cera, não se lembra do pré? E cheiro de feijão cozinhando ou frango no forno, não lembra almoço de domingo?

A memória olfativa é muito poderosa – pelo menos no meu caso. Desinfetantes baratos me lembram a escola. Naftalina me lembra a casa da minha avó, que guardava essas misteriosas bolinhas brancas (principal exemplo do fenômeno da sublimação nos livros didáticos de Ciências e Saúde).

Incrível como o olfato é capaz de marcar uma lembrança e torná-la indelével na cachola. Mais impressionante ainda é a verdadeira viagem no tempo que um simples cheiro é capaz de causar. Quando meu nariz se depara com um desses odores, aquela técnica televisiva da “fumacinha da memória” parece acontecer na vida real. É como se eu vivesse de novo nos dias do pré ou escarafunchada no quarto de costura da casa da minha vó.

Notei também que cada momento do dia tem um cheiro, pelo menos quando você circula entre as casas da vizinhança – estejam elas grudadinhas umas às outras, feito aqui ou perfiladas na rua.

As manhãs costumam cheirar a café e novidade, pelo menos cá em casa e no ao-redor dela. Na casa da minha infância, também cheiravam a sabão em pó e amaciante – era a hora em que minha mãe lavava roupas.

O almoço chega com cheiro de feijão cozido e crianças perfumadas e uniformizadas indo à escola. Às vezes, a fumaça de um bife frito e cebolas tinindo num refogadinho com manteiga também atingem a minha janela.

O fim da tarde tem um cheiro de sabonete, mas não aquele odor da peça em si: o esquema é o cheiro de banho; sabonete misturado a xampu, os dois embalados nos vapores da ducha quentinha. Noites de verão, para mim, têm cheiro de baunilha ou flores. Não espanta minha preferência por essa estação – da qual já sinto saudades. E a madrugada me cheira a mistérios.

E cheiro de livro novo? muito bom, me lembra época do ginásio. Sem falar que morro de curiosidade de saber como é o cheiro do Nardo genuino que Maria derramou nos pés de Jesus kkk.

As pessoas também têm um cheiro específico – não só as que usam perfumes, tampouco só as que não conhecem aquele facilitador da convivência chamado desodorante. As casas, então, nem se fala! Afiem o nariz e descubram. O olfato pode ser um sentido muito útil para quem gosta de lembrar, como eu.


by Bebela


4 comentários:

Unknown disse...

filha, eu sou ateista. fica dificil ouvir falar em maria ou jesus...quais tantas vidas foram sacrificadas em seu nome.


www.mechupanaplacenta.blogspot.com

Bebela ,Cindy e Jôsy disse...

oxe deus eh mais! quem eh esse ai?

Bebela ,Cindy e Jôsy disse...

cheirinho de dinheiro novo tb é muito bom.. ninguem esquece..
kkkkkkkkkkkkkkkkk

Cindy

Marcelo disse...

Chocolate só não é melhor do que mulher kkkkkkkkk

http://papodomarcelo.blogspot.com/